Vacinação contra a COVID-19 associada à progressão acelerada do câncer de pâncreas, revela estudo do Japão

O estudo identificou um possível culpado: a imunoglobulina G4 (IgG4), gerada após doses repetidas de vacinas mRNA.
Foto: Spencer Davis/Unsplash

Um estudo liderado pelo Dr. Makoto Abue, do Miyagi Cancer Center (Japão), publicado em 16 de junho na revista CANCERS, revelou uma associação preocupante: pacientes com câncer de pâncreas que receberam três ou mais doses de vacinas de mRNA contra COVID-19 tiveram sobrevida até 50% menor em comparação com não vacinados ou menos vacinados. A pesquisa analisou retrospectivamente 272 pacientes diagnosticados entre 2018 e 2023, com dados detalhados de 96 participantes.

“A sobrevida global de pacientes com câncer de pâncreas foi encurtada naqueles vacinados três vezes ou mais”, escreveram os cientistas no estudo.

Gráficos do estudo: (C) Análise de Kaplan–Meier de 223 pacientes de câncer de pâncreas com histórico de vacinação conhecido. Mediana de sobrevida 10,3 meses para vacinados com 3 doses ou mais vs. mediana de 14,9 meses para zero ou até duas doses. (D). Análise de 96 pacientes após correspondência de pontuação de propensão para fatores TNM, cirurgia e quimioterapia: mediana de sobrevida 11,2 meses vs. mediana de 14,2 meses, respectivamente.

O mecanismo: IgG4 e imunossupressão

O estudo identificou um possível culpado: a imunoglobulina G4 (IgG4), molécula que aumenta de quantidade repetidas inoculações. Os níveis séricos totais de IgG4 foram 2,3 vezes maiores no grupo com três ou mais doses.

A IgG4 é conhecida por induzir “tolerância imunológica”, inibindo respostas contra alergias, parasitas e, potencialmente, células cancerígenas. Estudos anteriores já vinculavam doses de reforço ao aumento da IgG4, mas esta é a primeira pesquisa a associá-la clinicamente à progressão de um tumor sólido.

Comentário editorial MPV

Os dados de longo prazo estão começando a sair – e eles são assustadores. Repetimos: essas vacinas mRNA devem ser retiradas do mercado imediatamente.

Fonte:

Repeated COVID-19 Vaccination as a Poor Prognostic Factor in Pancreatic Cancer: A Retrospective, Single-Center Cohort Study


Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Facebook
Foto de Redação MPV

Redação MPV

Equipe de jornalismo do MPV - Médicos Pela Vida, uma associação médica com milhares de associados que se notabilizou no atendimento da linha de frente da COVID-19.

Pesquise no site do MPV