Live MPV e Aliança Antroposófica – Quarta-feira (22/10) às 20h30 – Série “Consciencia de grupo e Eu individual: o caminho de Tomás de Aquino a Rudof Steiner – Episódio 3 – Prof. Rubo G. Rubio

A história da filosofia moderna nos convida a refletir sobre o papel que, como sujeitos únicos em nossa existência particular, temos que desempenhar no contexto geral como indivíduos”

O MPV e Aliança Medicina e Pedagogia Antroposófica convidam para Série Especial : “Consciência de grupo e Eu individual : o caminho de Tomás de Aquino a Rudolf Steiner” – Episódio 3

Estamos vivenciando um momento histórico e decisivo que definirá os rumos da humanidade. Sabendo que a história se repete em ciclos, nada mais oportuno do que conhecermos fatos marcantes que nos dêem referências e diretrizes valiosas.

Com esta finalidade, convidamos o Prof. Rufo Garcia Rubio, experiente antropósofo, que nos conduz nestes 3 episódios fantásticos.

No 1º episódio: “Tomás de Aquino, ao defender a imortalidade da alma e do intelecto individual, foi essencial para a evolução humana, pois permitiu ao ser humano tornar-se um ser individual e livre, capaz de forjar seu próprio destino”, ressaltou o Prof. Rufo.

No 2º episódio: “Este é o debate que forjou a Filosofia Moderna: Nominalismo versus Realismo que, enfocados no indivíduo, tornam-se Eu Psicológico versus Eu Real”, explicou o Prof. Rufo.

Neste 3º e último episódio, conheceremos a visão sobre a felicidade e a liberdade na filosofia de Tomás de Aquino, Baruch Spinoza e Rudolf Steiner. Generosamente e com grande entusiasmo, o Prof. Rufo nos ilumina o caminho, facilitando nossa compreensão:

“Para Tomás de Aquino, a felicidade (beatitude) é o objetivo final do ser humano, alcançável somente por meio da união com Deus e da prática da virtude. A vida moral e a contemplação intelectual permitem ao homem realizar plenamente sua natureza. Liberdade não é simplesmente fazer o que se deseja, mas a capacidade de escolher o bem de acordo com a razão. Agir livremente significa direcionar a vontade para o verdadeiro bem, evitando o mal. Assim, felicidade e liberdade estão unidas: a razão direciona a ação e a virtude leva à plena realização espiritual.

Para Spinoza, a felicidade consiste na alegria que surge do verdadeiro conhecimento e da compreensão da necessidade universal. Tudo na realidade é determinado por Deus ou pela Natureza, e a liberdade humana não é fazer o que se quer, mas agir de acordo com a razão e compreender as causas de suas emoções e desejos. O amor intelectual a Deus; representa o estado mais elevado de felicidade, onde a mente se identifica com a ordem do mundo. A liberdade é, portanto, interior e racional: a compreensão liberta da escravidão das paixões e permite agir com sabedoria.

E Rudolf Steiner propõe que a felicidade surge da participação consciente na vida e na criação do mundo por meio de ações morais e ponderadas. Ela não depende de bens externos ou da aceitação passiva do mundo, mas sim de agir a partir do pensamento consciente e da intuição ética. Liberdade é a capacidade de decidir e agir por meio da compreensão interior, transcendendo hábitos, instintos ou comandos externos. A ação livre e moral gera satisfação espiritual e um senso de propósito na vida. Assim, felicidade e liberdade são alcançadas simultaneamente, como resultado da consciência ativa e da participação criativa da humanidade em seu ambiente e na ordem espiritual.”

Finalizando, o Prof. Rufo alerta: “A história da filosofia moderna não apenas explica conceitos, mas também nos convida a refletir sobre o papel que, como sujeitos únicos em nossa existência particular, temos que desempenhar no contexto geral como indivíduos”. Você está preparado?

Na bancada desta live especial Médicos pela Vida e Aliança Antroposófica de quarta-feira 22 de outubro/2025, às 20h30:

Professor Rufo Garcia Rubio – Graduação em Arte, Pedagogia e Antroposofia, Professor Escultura e Antroposofia, Fundador da Editora Antroposófica e do Centro de Estudos Artísticos “Perceval” na Argentina, palestrante internacional ( Espanha e México). Canal no Youtube: “Detras del Velo”.

Dra. Ana Cristina Malheiros Ferretti é Médica Psiquiatra, com Certificação Internacional em Medicina Antroposófica (Suíça) e membro do Senior Fellow Program – Independent Medical Alliance (EUA). Em seu trabalho médico, baseado em Psiquiatria Integrativa, mantém ênfase  profissional na promoção da saúde e desenvolvimento humano. É Coordenadora do Médicos Pela Vida e Coordenadora do Fórum Internacional de Membros/ Antroposofia. Instagram: @draanacristina.psiquiatra. Website: https://www.draanacristinapsiquiatra.com.br/

Próxima live: “Abordagem Complementar no Câncer: Evidências Científicas e Esperança; 29/10/2025

Convidado : Dr. João Ricardo Yamasita

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Facebook

Pesquise no site do MPV