A 142ª Live Comunica Médicos pela Vida desta Terça-feira (25) às 20h30, vai trazer informações valiosas e oportunas sobre a Defesa da Medicina e do Diagnóstico por Imagem nos dias atuais, com o Dr. Leonardo Alcantara, especialista em diagnóstico por imagem, e medicação do Dr. Jandir Loureiro coordenador MPV.

Não é segredo para os mais atentos, que a medicina vem sendo atacada diuturnamente no Brasil. O quadro se agravou sobremaneira nas últimas décadas. Basta ver as mudanças na composição dos gestores de residência médica, antes, majoritariamente composto por técnicos, e hoje por políticos que não são formados em medicina ou áreas afins.

Recentemente, o atual ministro da saúde, exigiu a flexibilização do Revalida, a prova que em outras palavras é um balizador, ou filtro para determinar se aqueles profissionais formados no exterior possuem capacidade técnica para exercer a medicina com segurança no Brasil. Na última semana assistimos o Conselho Federal de Farmácia – CFF – com aval do Governo Federal e já com publicação no Diário Oficial da União, publicar nota que permite aos farmacêuticos prescreverem medicações.

Ato que até aqui era restrito aos médicos que estudaram e que possuem competência para a tarefa. Na verdade, estão querendo diminuir a importância do profissional de medicina. Com efeito, a reação foi imediata, com uma série de manifestações contundentes das entidades médicas, inclusive do próprio Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para discutir os desdobramentos destas decisões danosas e estapafúrdias, prejudiciais à medicina e à sociedade, o MPV convidou o conselheiro federal suplente do Ceará e também médico radiologista, profissional com larga experiência e atuação marcante em entidades de defesa da classe, o Dr. Leonardo Alcântara.

Recentemente, profissionais de outras áreas disseminaram nas redes sociais, vídeos tentando desqualificar a mamografia como método seguro para o combate ao câncer de mama. Uma afronta e prova incontestável de que a ganância de alguns profissionais desprovidos da ética hipocrática, não têm limites. Ainda mais grave é o fato de que estão tentando se valer da inteligência artificial para solapar a figura e a importância do médico que se especializou no diagnóstico por imagem. 

O MPV promove debate quando o tema possui divergências, sempre ouvindo as duas ou mais partes envolvidas e está sempre aberto ao contraditório. A entidade não tem fins lucrativos e precisa da sua colaboração para continuar trazendo informações valiosas que podem salvar vidas. Qualquer pessoa pode se associar ao MPV e contribuir com essa causa. Abaixo o site para filiação e o pix para doações:

Filiação:https://vendas.medicospelavidacovid19.com.br/associacao/

Na bancada da 142ª Live Comunica Médicos pela Vida, terça-feira (25) às 20h30.

Dr. Leonardo Alcântara. Médico Radiologista do Hospital Universitário Walter Cantidio / Universidade Federal do Ceará – UFC e do Instituto Dr. José Frota. Dr. Leonardo foi presidente da Sociedade Cearense de Radiologia de 2017-2019, e também presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará de 2021 a 2024.

Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ  e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemia no Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.

Links para acessar a live: https://medicospelavidacovid19.com.br/live/ Engaje-se nesta causa, doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93