A 132ª Live Comunica Médicos pela Vida desta terça-feira (10) conta um pouco da trajetória de um dos filósofos mais controversos do século XIX, um dissidente de Freud. Wilhelm Reich descendente de judeus, nasceu em Dobzau, Áustria em 24 março de 1897.
Reich foi psiquiatra, sexólogo, psicanalista, biólogo e físico. Autor de vários livros, incluindo Psicologia de Massas do Fascismo, A Função do Osgasmo e Análise do Caráter. Considerado o pai da bioenergética.
Ao estudar as neuroses e as resistências neuróticas como psicanalista, Reich percebeu que as pessoas tinham formas constantes, enrijecidas de se expressar, perceber, sentir e representar o mundo. Elas estavam identificadas com essas formas e as defendiam com argumentos racionais, pleiteando a manutenção e necessidade de sua permanência como naturais, inevitáveis e autênticas manifestações de seu ser.
Ele também descobriu que o caráter está ancorado em uma rigidez corporal, cujo principal sustentáculo é o bloqueio da respiração, e que compromete todo o funcionamento do sistema neurovegetativo e a possibilidade de pulsação do organismo da pessoa.
Sua descrição de anéis de couraça é semelhante aos chackras da cultura indu. Promoveu o que chamava “revolução sexual” que consolidaria décadas mais tarde e ganhou fama de visionário.
Em 1947, sua experiência com orgônio foi considerada como uma fraude. Em 1956, ele foi condenado a dois anos de prisão e todas as suas obras e material de laboratório foram apreendidas e queimadas por uma ordem judicial. Um ano depois, Reich morreu na prisão, vítima de um ataque cardíaco, alguns dias antes de solicitar sua liberdade condicional.
Qual a importância de saber como respirar corretamente em tempos de medo disseminado? E não para por ai, o conhecimento que W. Reich nos legou traz recursos para desbloquear sucesso na vida profissional e pessoal. Com esses instrumentos, abre-se um campo para trabalhar os bloqueios que impedem pacientes de terem mais saúde física, mental e social.
Na bancada da 132ª Live Comunica MPV de terça-feira (10):
Dr. Lino Guedes Pires é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, clínico geral, emergencista com experiência CTI´s – salas vermelhas. Adepto da Medicina Tradicional Chinesa – MTC. Estudioso da obra do filósofo, psiquiatra, físico, sexólogo, psicanalista, filósofo e biólogo austríaco-americano Wilhelm Reich autor de vários livros, incluindo Psicologia de Massas do Fascismo e Análise do Caráter, ambos publicados em 1933, escreveu também A Função do Orgasmo, A Revolução Sexual, e outros. Fundou a Bioenergética e a orgônio terapia. Foi um dos psiquiatras mais revolucionários da história. Dr. Lino foi palestrantes nos dois Congressos Mundiais sobre Covid-19 que aconteceram no Brasil em 2021 e 2022.
Dr. Jandir de Oliveira Loureiro Junior é formado pela UNI-RIO, concursado na rede municipal do SUS – RJ, Pós graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Medicina do Trabalho no Hospital Santa Casa do RJ e RQE em ultrassonografia – Foi emergencista durante a pandemia no Polo Gripal de Silva Jardim, município que manteve um dos menores índices de letalidade por Covid em todo o estado do Rio. E Coordenador das Lives Comunica Médicos pela Vida.
Links para acessar a 132ª Live Comunica Médicos pela Vida: Terça-feira (10) às 20h30.
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
Participe fazendo perguntas pelo WhatsApp: 31-99953-7945 – Ao Vivo!